SMED (troca ou dado de um minuto)

Saltoparasalto de navegaçãoprocurar
SMED é um método que visa alcançar uma forma rápida e eficiente de conversão de um processo produtivo.
Comutação são todas as atividades necessárias para passar de uma ordem de produção atual para uma nova ordem de produção. Esse conceito diz que cada mudança deve levar menos de dez minutos.
One-Touch Exchange or Die (OTED), é um conceito avançado que as alterações devem levar apenas até cem segundos. O inventor deste conceito é o engenheiro industrial japonês Shigeo Shingo.
Etapa Estrutural, Existem sete etapas básicas dentro do método SMED para reduzir o tempo de troca de um sistema:
  •  Observe o método atual
  •  Separação de atividades de conversão internas e externas ("offline"). Atividades internas são aquelas que só podem ser realizadas quando o sistema está parado. Operações externas a serem realizadas, enquanto ainda o último (da série anterior), ou já tem produziu o primeiro lote (da próxima série). Por exemplo: buscar ferramentas antes que a máquina pare; a construção de viadutos próximos aos trilhos da ferrovia, que depois são retraídos em uma noite de domingo; em um teatro, cenários suspensos para diferentes companhias em uma torre de palco, o que encurta o tempo de troca entre as companhias.
  •  Converta (quando possível) atividades internas em atividades externas (por exemplo, ferramentas de pré-aquecimento).
  •  Simplifique as demais atividades internas, simplificando-as. Por exemplo, concentre-se em grampos.
  •  Simplifique as atividades externas.
  •  Documente o novo procedimento e descreva o que ainda precisa ser feito no futuro.
  •  Repita este método. Uma melhoria de 45% pode ser esperada de qualquer iteração do processo acima. Portanto, pode levar várias iterações para chegar a menos de 10 minutos.
          Como aumentar a flexibilidade da sua empresa?